Pular para o conteúdo principal

Os "pontos cegos" que lhe afastam de Deus

Eles podem estar bem à sua frente e você não vê. Parecem inofensivos, mas são perigosos

Certas atitudes nossas nos deixam cegos quanto à realidade espiritual. Elas criam “pontos cegos” exatamente onde pode estar a vontade de Deus para que a cumpramos.

Que atitudes nós ou outras pessoas próximas tomamos que podem nos impedir de enxergar – e de fazer funcionar – a Graça Divina em nossas vidas?

Veja algumas:

Teimosia – Lembra na Bíblia, quando o faraó resistiu a obedecer a Deus quanto a libertar o povo de Moisés? Mesmo com as pragas sobre o Egito, a teimosia falava mais alto. E até quando ele deixou que os hebreus saíssem, perseguiu-os, não dando o braço a torcer. Seu exército foi tragado pelas águas do Mar Vermelho. Se tivesse obedecido da primeira vez, seu reino não sofreria, e ambos os povos sairiam ganhando. O governante egípcio tinha um problema, mas o negava o tempo todo, até ser vencido. Viciados, por exemplo, mentem para si pensando no prazer e fazendo de conta que não veem os danos das drogas,ou caem na mentira de que não têm como sair do vício. Será que você também está cego pela negação de alguma atitude errada sua, naquelas de “não, isso não me faz mal nenhum”?

Egoísmo – Um egoísta olha tanto para si que deixa de enxergar os outros à sua volta, suas necessidades e qualidades. Isso cega você pela arrogância. O egoísmo faz com que você queira fazer tudo só do seu jeito, ou deixar de fazer algo necessário porque outras pessoas deveriam fazê-lo por você, como se fossem seus servos. Se você tem uma posição de destaque em sua família, sua empresa ou em outro grupo social, tente usá-la para beneficiar a todos, e não somente a você, e passe a enxergar a diferença. Lembre-se que, por mais alta a sua posição, háAlguém a quem você serve.

Ressentimento – Com ele você fica cego pela amargura. Pode ser por alguém que lhe fez algo ruim, ou algum acontecimento da vida que não lhe parece justo. Ou até algo que você fez de errado e não consegue se perdoar. O ressentimento é como um veneno radioativo: pode lhe fazer mal profundamente sem que você perceba, até ser tarde demais. Pode parecer difícil perdoar, mas funciona. O perdão tem que ser verdadeiro, claro, e não só algo que você diz a outra pessoa ou a você mesmo só para se sentir bem. Mesmo que leve um tempinho, deve ser real. Do contrário, é só uma mentira que encobre algo pior ainda. Veja aqui um caminho eficiente para sair dessa (Mateus 11.28-30).

Isolamento – Ficar longe dos outros pode dar a impressão de que tudo fica mais fácil, só que também fica mais vazio. Sim, o mundo e as pessoas parecem sempre piorar, tornando a existência mais perigosa. Mas houve Alguém que deu Seu próprio corpo e Seu Espírito para que tivéssemos refúgio e pudéssemos encontrar um lugar para orarmos em conjunto por nós e por todos, chamado igreja.

Desobediência – Ela lhe mantém longe do que você deve ser e aprender, cegando-o com a ignorância. Muitos ocupam o tempo com coisas sem importância para evitar pensar se sua vida espiritual está seguindo o rumo correto. Há outro caso igualmente ruim: aquela pessoa que até frequenta as reuniões ou lê a Bíblia, mas não age de acordo com o que escutou ou leu (sabe aquela coisa de só “esquentar o banco”?). Dá no mesmo. Só uma entrega verdadeira a Deus, com obediência plena a Ele, produz bons resultados (João 8.31,32).

E você, que atitude tem tomado que pode lhe afastar de Deus? Ou será que você agia de alguma dessas formas citadas no texto e decidiu mudar? Se sim, deixe um comentáriocontando como foi essa mudança e que resultados ela lhe trouxe.

Aproveite para compartilhar esse texto com seus amigos e familiares. Talvez eles precisem se reaproximar de Deus.

Fonte: http://www.universal.org/noticia/2015/02/12/os-pontos-cegos-que-lhe-afastam-de-deus-32137.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec

Cuidado com a sanguessuga

Ela pode lhe levar à morte espiritual Por:  flavia Dias Muitas pessoas não sabem, mas vivem por alimentar uma sanguessuga em suas vidas. A característica marcante desse parasita é que, ao se agarrar e cortar a pele de sua vítima, ele libera substâncias para dilatar os vasos sanguíneos – provocando uma pequena hemorragia – e um anestésico local, para evitar que a vítima perceba a sua presença. Dessa forma, a vítima vai perdendo cada vez mais sangue e, consequentemente, ficando debilitada aos poucos, sem ao menos perceber o que de fato está acontecendo. Fazendo uma analogia com o lado espiritual, é exatamente assim que acontece com muitos cristãos. O diabo anestesia a pessoa de forma cautelosa. Ela acaba não se dando conta de tudo o que está ao seu redor. E a pequena hemorragia espiritual se inicia. Aos poucos, sem perceber, a pessoa deixa de orar, ler a Bíblia, jejuar e ir para a igreja. Às vezes é por causa da falta de tempo, devido ao trabalho, estudos, cuidado com a casa, entr