Pular para o conteúdo principal

Por que o Senhor Jesus precisou ser batizado?

A Sua manifestação aqui na Terra, antes de morrer, ressuscitar e ser glorificado, era exclusivamente humana, como qualquer um de nós

 

Para que possamos entender a respeito da necessidade do Senhor Jesus ser batizado, tanto nas águas por imersão como no Espírito Santo, é preciso que se saiba que Ele veio a este mundo da mesma maneira como todo ser humano, com apenas uma grande diferença: Ele foi gerado no ventre da virgem Maria por obra e graça do Espírito Santo.

A Sua manifestação aqui na Terra, antes de morrer, ressuscitar e ser glorificado, era exclusivamente humana, como qualquer um de nós; tanto é, que encontramos nas descrições dos evangelistas referências do Senhor Jesus como o Filho do homem mostrando as Suas necessidades humanas como: cansado da viagem... (João 4.6), sedento... (João 4.7), dormindo sobre o travesseiro... (Marcos 4.38), chorou... (Lucas 19.41). Tudo isto apresenta Jesus como puramente humano e que precisava de condições especiais para sobrepujar os desejos da Sua carne e exercer o Seu ministério, pelo qual Ele veio. Daí, era imprescindível que recebesse tanto o batismo nas águas quanto o batismo com o Espírito Santo, o que lhe aconteceu quando tinha trinta anos de idade e, consequentemente, veio capacitá-lo para dar início ao Seu ministério terreno.

Bem, se o próprio Senhor Jesus precisou ser batizado, tanto nas águas como no Espírito Santo, para iniciar o Seu ministério, quanto mais nós que temos cometido tantas falhas, erros e pecados!

O batismo dos apóstolos

Todos ficamos perplexos ante as atitudes dos apóstolos diante do Senhor, quer de Judas Iscariotes que foi quem O traiu, quer de Pedro que O negou três vezes antes de o galo cantar, quer de Tiago e João que perguntaram ao Senhor se podiam descer fogo do Céu para consumir os samaritanos. Cada um cometeu pelo menos uma gafe diante do Senhor Jesus, e quando mais o Senhor precisou deles, fugiram deixando-O só. E não obstante, ainda assim continuaram sendo chamados de apóstolos do Senhor, com exceção, naturalmente, de Judas Iscariotes, é claro.

A pergunta é: o que os fez mudar de atitude para se transformarem na base da Igreja primitiva e com coragem e fé enfrentarem desafios da própria morte, sendo torturados, passando pela prova de escárnios e açoites, de algemas e prisões, apedrejados, serrados ao meio, mortos ao fio da espada, peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados, errantes pelos desertos, pelos montes, pelas covas e pelos antros da Terra? Só existe uma única resposta: o batismo do Espírito Santo os capacitou para enfrentarem todos estes desafios e, ainda assim, prevalecerem pelo poder da fé que o batismo no Espírito proporciona.

Na realidade, quantos são os cristãos que por muito menos têm deixado a fé para seguir o curso deste mundo vil? Quantos são aqueles que desertaram por causa do calor da provação? Os apóstolos suportaram tudo isto por causa do inundar do Espírito de Jesus que estava sobre eles: logo após a ressurreição do Senhor e Sua aparição entre eles no Cenáculo, o Senhor Jesus soprou o Espírito Santo sobre todos, que até então não O conheciam e, a partir deste momento, vieram a tornar-se verdadeiros instrumentos do poder de Deus.

(*) Texto retirado do livro "O Espírito Santo", do bispo Edir Macedo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec

Cuidado com a sanguessuga

Ela pode lhe levar à morte espiritual Por:  flavia Dias Muitas pessoas não sabem, mas vivem por alimentar uma sanguessuga em suas vidas. A característica marcante desse parasita é que, ao se agarrar e cortar a pele de sua vítima, ele libera substâncias para dilatar os vasos sanguíneos – provocando uma pequena hemorragia – e um anestésico local, para evitar que a vítima perceba a sua presença. Dessa forma, a vítima vai perdendo cada vez mais sangue e, consequentemente, ficando debilitada aos poucos, sem ao menos perceber o que de fato está acontecendo. Fazendo uma analogia com o lado espiritual, é exatamente assim que acontece com muitos cristãos. O diabo anestesia a pessoa de forma cautelosa. Ela acaba não se dando conta de tudo o que está ao seu redor. E a pequena hemorragia espiritual se inicia. Aos poucos, sem perceber, a pessoa deixa de orar, ler a Bíblia, jejuar e ir para a igreja. Às vezes é por causa da falta de tempo, devido ao trabalho, estudos, cuidado com a casa, entr