Pular para o conteúdo principal

Natal e o cristão: participar ou não?

familia-natal

Nesta época do ano muitos cristãos se veem entre a cruz e a árvore de Natal. Para quem não sabe, Natal NÃO é uma celebração estritamente cristã. Por isso, quem tem familiares e amigos que celebram essa festa pagã fica em um grande dilema: “Agrado os outros e desagrado a Deus ou agrado a Deus e desagrado os outros?”

Ressalto que se você se considera cristão de fato, comemorar o Natal por iniciativa própria não faz sentido. Digamos que você e sua família são todos cristãos, mas gostam da ideia de ter uma árvore de Natal, trocar presentes e observar outros costumes da época. Isso é claramente contrário à sua fé. Seria como o povo de Israel, depois de sair do Egito, celebrar uma festa egípcia porque “era legal”. Então, se a escolha é sua, a resposta é simples: não participe.
Mas o que fazer se você está num círculo familiar ou social que espera sua participação?
Seu marido gosta, seu chefe lhe convidou para a confraternização no escritório, seus pais fazem aquela festa em casa todo ano com a família… Todos eles esperam que você se envolva. O que fazer? Se enfiar no quarto e fingir uma depressão? Dizer que vai passar o dia lavando o cabelo? Ou usar o clássico: “a minha religião não permite”?
Vamos usar a inteligência.
Aqui você deve entender o equilíbrio entre seus deveres e sua consciência cristã. Deixe-me explicar usando uma história bíblica como exemplo de situação bem semelhante.
Em 2 Reis 5 lemos a história de Naamã, comandante do exército do rei da Síria que foi curado em Israel ao consultar o profeta Eliseu. Extremamente grato pela cura, Naamã decidiu não mais servir aos outros deuses de seu país, mas somente ao Deus de Israel que lhe havia curado. Mas havia um problema, como você lê no trecho da conversa entre Naamã e Eliseu:
Nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao SENHOR.
Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.
Eliseu lhe disse: Vai em paz. (v. 17-19)
A profissão de Naamã exigia que ele acompanhasse seu chefe quando este fosse ao templo do deus Rimom e o ajudasse quando se inclinava para adorar seu deus. Consequentemente, aquele serviço resultaria em Naamã se curvando também diante daquele deus — mas com uma diferença: agora não mais para adorá-lo e sim para prestar assistência ao seu chefe.
Aquilo lhe fazia se sentir mal o suficiente para pedir perdão a Deus (sua consciência pesava), mas ele tinha de cumprir sua função de soldado.
Eliseu o abençoou e assegurou que ele poderia ir em paz. Não condenou sua postura diante do problema. Certamente, se houvesse algo errado, Eliseu não o abençoaria. Afinal, não era errado prestar assistência ao seu chefe. O errado seria adorar o deus falso.
Da mesma forma, pense em sua função familiar, seja ela de esposa, marido, filho, ou irmão; e em sua função profissional. Você deve, pelos deveres de sua função, acompanhar, agradar ou dar assistência à outra pessoa que espera sua participação em uma comemoração natalina? Então cumpra seu dever para com ela. Faça sua parte por ela, não pelo espírito e tradição do Natal.

Mas se você não tem tal responsabilidade, então fique livre para não participar.
Agindo com equilíbrio e consciência, você poderá cumprir seu papel com Deus e com pessoas que não são da sua fé.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec

Cuidado com a sanguessuga

Ela pode lhe levar à morte espiritual Por:  flavia Dias Muitas pessoas não sabem, mas vivem por alimentar uma sanguessuga em suas vidas. A característica marcante desse parasita é que, ao se agarrar e cortar a pele de sua vítima, ele libera substâncias para dilatar os vasos sanguíneos – provocando uma pequena hemorragia – e um anestésico local, para evitar que a vítima perceba a sua presença. Dessa forma, a vítima vai perdendo cada vez mais sangue e, consequentemente, ficando debilitada aos poucos, sem ao menos perceber o que de fato está acontecendo. Fazendo uma analogia com o lado espiritual, é exatamente assim que acontece com muitos cristãos. O diabo anestesia a pessoa de forma cautelosa. Ela acaba não se dando conta de tudo o que está ao seu redor. E a pequena hemorragia espiritual se inicia. Aos poucos, sem perceber, a pessoa deixa de orar, ler a Bíblia, jejuar e ir para a igreja. Às vezes é por causa da falta de tempo, devido ao trabalho, estudos, cuidado com a casa, entr