Pular para o conteúdo principal

Tem certeza de que você não é soberbo?

Ester Bezerra explica passagens bíblicas sobre esse sentimento. Leia e entenda

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha. (Malaquias 4.1) E você não quer ser essa palha, certo?

Em diversas passagens, a Bíblia chama atenção do leitor para que ele não seja soberbo. É dito, inclusive, que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. (Tiago 4.6)
Ou seja: mesmo Deus desejando fazer parte da vida de todos, os soberbos O mantém a distância.
Mas o que, exatamente, é a soberba?
O dicionário define essa característica como “Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho, às vezes, ilegítimo. Altivez, arrogância, orgulho, presunção”. Aqui vemos que a soberba é, basicamente, o contrário da humildade, qualidade tão recomendada e exemplificada pelo Senhor Jesus.
Como consequência de tão grave personalidade, o bispo Clodomir Santos destaca que “a soberba faz com que as pessoas queiram ser iguais a Deus”. E acrescenta que, por conta desse defeito, muitas pessoas não conseguem obter o favor de Deus, mesmo frequentando a igreja regularmente.
“Essa tem sido a tragédia da vida de muita gente que está na igreja, que se entrega à soberba da vida e acha que porque tem isso ou aquilo vai resolver o problema da alma e não resolve”, afirma ele.
Para que o problema não caia também sobre sua casa, a esposa do bispo Edir Macedo, Ester Bezerra, tem publicado diversas mensagens a esse respeito em seu blog pessoal. A cada postagem, ela destaca um versículo bíblico e o explica aos leitores. Sobre o salmo 119.21, que diz Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos”, ela explica: “A humilhação vem para o homem para ele reconhecer a Deus com temor, tendo a chance de reconhecer que depende dEle e fazer o propósito de nunca O abandonar por nada nesse mundo”.
Portanto, é necessário estar atento ao próprio comportamento diariamente. A soberba nasce nas pequenas atitudes orgulhosas e, aos poucos, faz com que o caráter da pessoa se transforme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos.William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consumo própri…

ESSE TESTEMUNHO VOCÊ TEM QUE LER

ESSE TESTEMUNHO É MUITO FORTE, LEIA COM CALMA E COM A DEVIDA ATENÇÃO. ESTE TESTEMUNHO É DE UM MÉDICO QUE ERA ATEU E TEVE UM EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA COM DEUS.ESTE MÉDICO ENVIOU UM E-MAIL PARA O BISPO MACEDO CONTANDO A SUA HISTÓRIA E VOCÊ PODE TAMBÉM VER ESTA POSTAGEM NO BLOG DO  BISPO MACEDO; NÃO DEIXE DE LER.MÉDICO ATEU SE CONVERTEBispo Macedo,meu nome é Pedro Dante. Eu e minha esposa Antonia enviamos ao senhor este e-mail e desejamos ardentemente que ele chegue até ao senhor. Ele relata o meu encontro com Deus.Bispo, sou formado em medicina e, outrora, totalmente descrente dessa fé. A mesma fé que minha esposa e minha nonna (avó; somos italianos bispo) sempre creram quando chegaram à IURD. Sempre dependi da força de meus braços, dos meus estudos, orgulhoso da medicina que através de mim salvava vidas. Minha esposa há 12 anos lutou por mim, pela minha salvação. Eu nunca aceitei ela me dizer nada a respeito de DEUS ou da IURD. Sempre fomos de condições financeiras ótimas, nunca depe…

O QUE É SER PASTOR ?

O QUE É PASTOREAR? E OVELHA?É,. impressionante como hoje em dia se tornou fácil virar pastor, existem diversos cursos inclusive à distância de Teologia, mas a verdade é que não existe em nenhum lugar o curso para “O chamado de Deus!”.As pessoas não entendem que ser pastor é um chamado ministerial e que somente deve ser preenchido por aqueles que verdadeiramente foram chamados pelo próprio Deus para fazê-lo, não se faz curso para isso, Deus é quem escolhe e pronto
Depois, acaba acontecendo o que em muitas igrejas nós temos vistos, pastores arrogantes, estrelinhas, aproveitadores, que pregam como ninguém, mas, quando um membro da igreja fica doente e precisa do seu pastor lá perto dele e orando por ele, o pastor some! Sabe por quê? Por que não foi chamado para pastorear, ser pastor é pastorear...Salmo 23Existe diferença entre pregar e pastorear, pregar qualquer um prega, é só estudar a bíblia, isso é muito bom, o evangelho precisa ser pregado em todo o mundo, quanto mais pessoas pr…