Pular para o conteúdo principal

Tem certeza de que você não é soberbo?

Ester Bezerra explica passagens bíblicas sobre esse sentimento. Leia e entenda

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha. (Malaquias 4.1) E você não quer ser essa palha, certo?

Em diversas passagens, a Bíblia chama atenção do leitor para que ele não seja soberbo. É dito, inclusive, que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. (Tiago 4.6)
Ou seja: mesmo Deus desejando fazer parte da vida de todos, os soberbos O mantém a distância.
Mas o que, exatamente, é a soberba?
O dicionário define essa característica como “Manifestação ridícula e arrogante de um orgulho, às vezes, ilegítimo. Altivez, arrogância, orgulho, presunção”. Aqui vemos que a soberba é, basicamente, o contrário da humildade, qualidade tão recomendada e exemplificada pelo Senhor Jesus.
Como consequência de tão grave personalidade, o bispo Clodomir Santos destaca que “a soberba faz com que as pessoas queiram ser iguais a Deus”. E acrescenta que, por conta desse defeito, muitas pessoas não conseguem obter o favor de Deus, mesmo frequentando a igreja regularmente.
“Essa tem sido a tragédia da vida de muita gente que está na igreja, que se entrega à soberba da vida e acha que porque tem isso ou aquilo vai resolver o problema da alma e não resolve”, afirma ele.
Para que o problema não caia também sobre sua casa, a esposa do bispo Edir Macedo, Ester Bezerra, tem publicado diversas mensagens a esse respeito em seu blog pessoal. A cada postagem, ela destaca um versículo bíblico e o explica aos leitores. Sobre o salmo 119.21, que diz Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos”, ela explica: “A humilhação vem para o homem para ele reconhecer a Deus com temor, tendo a chance de reconhecer que depende dEle e fazer o propósito de nunca O abandonar por nada nesse mundo”.
Portanto, é necessário estar atento ao próprio comportamento diariamente. A soberba nasce nas pequenas atitudes orgulhosas e, aos poucos, faz com que o caráter da pessoa se transforme.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos.William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consumo própri…

ESSE TESTEMUNHO VOCÊ TEM QUE LER

ESSE TESTEMUNHO É MUITO FORTE, LEIA COM CALMA E COM A DEVIDA ATENÇÃO. ESTE TESTEMUNHO É DE UM MÉDICO QUE ERA ATEU E TEVE UM EXPERIÊNCIA EXTRAORDINÁRIA COM DEUS.ESTE MÉDICO ENVIOU UM E-MAIL PARA O BISPO MACEDO CONTANDO A SUA HISTÓRIA E VOCÊ PODE TAMBÉM VER ESTA POSTAGEM NO BLOG DO  BISPO MACEDO; NÃO DEIXE DE LER.MÉDICO ATEU SE CONVERTEBispo Macedo,meu nome é Pedro Dante. Eu e minha esposa Antonia enviamos ao senhor este e-mail e desejamos ardentemente que ele chegue até ao senhor. Ele relata o meu encontro com Deus.Bispo, sou formado em medicina e, outrora, totalmente descrente dessa fé. A mesma fé que minha esposa e minha nonna (avó; somos italianos bispo) sempre creram quando chegaram à IURD. Sempre dependi da força de meus braços, dos meus estudos, orgulhoso da medicina que através de mim salvava vidas. Minha esposa há 12 anos lutou por mim, pela minha salvação. Eu nunca aceitei ela me dizer nada a respeito de DEUS ou da IURD. Sempre fomos de condições financeiras ótimas, nunca depe…

Será que a sua consciência sobre o dízimo está correta?

Entenda o que tem faltado para você vencer os problemasDevolver os dízimos vai além de separar 10% dos seus ganhos e entregar em uma igreja. É ter a consciência do sagrado, fazendo com temor e reverência e reconhecendo a santidade do Senhor nos dízimos. Infelizmente, no afã de serem prósperos, muitos têm apresentado o dízimo sem essa consciência. E quando surgem as dificuldades, eles vacilam, pensando em devolver ou não aquilo que pertence a Deus. Isso acontece exatamente porque, quando decidiram devolver o dízimo, não o fizeram com essa consciência do quanto ele é sagrado.Se você reconhece que Deus é o primeiro em sua vida e que tudo o que você tem não é seu,então o que tem faltado para você vencer os problemas que têm surgido?Agindo sobre a impossibilidade“Se você é fiel a Deus e assume essa condição de fidelidade, é preciso tomar posição a respeito dela”, ressalta o bispo Clodomir Santos.A Bíblia relata a situação que o rei Josafá viveu quando três povos inimigos declararam guerra …