Pular para o conteúdo principal

O Espírito Santo, Esse "incompreendido"

Você sabe realmente quem Ele é e o que faz?

A maioria dos cristãos não sabe exatamente do que fala quando se refere ao Espírito Santo.

Alguns reclamarão sobre a frase acima. Antes disso, que tal perguntar a outros quem é o Espírito Santo? Ou a si mesmo?

Outros dirão que não é preciso entender quem Ele é, e sim recebê-Lo em sua vida. Estão certos por um lado, mas errados por outro. Receber quem, e para quê?

Em um depoimento para o blog do bispo Edir Macedo, uma fiel da Universal declarou, ao descrever sua conversão: “Aprendi a usar a fé e, com quase 1 ano, fui liberta e recebi o Espírito Santo.”

Ela poderia achar que já estava com o Espírito instantaneamente na hora em que tomou a atitude de ser verdadeiramente de Deus. Até poderia, pois cada caso é um caso. No entanto, só tomou consciência dEle em sua vida quase 1 ano após entrar para a Universal.

Isso quer dizer que ela sabia quem Ele era?

O Antigo Testamento não fala muito claramente sobre o Espírito Santo, embora fale dEle em vários trechos. Contudo, Ele estava presente.

Como?

Vemos hoje que, entre outras coisas, o Antigo Testamento mostra um grande período de preparação para a primeira vinda de Jesus. O Novo Testamento é bem mais claro quando descreve a ação do Espírito Santo, como o Messias em pessoa tão bem explicou:

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.

(...) Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:15-17; 25-26

Bem explicado realmente foi, como era bem próprio do Senhor Jesus. Todavia, daí a ser bem compreendido por nós...

Realmente, a tarefa não é fácil. Só que, ao invés de perder tempo e energia sentindo-se culpado, use-os para procurar entendimento no próprio Espírito de Deus.

Auxílio do bispo

Com alguma ajuda, fica ainda melhor essa compreensão. Uma delas é o livro “O Espírito Santo”, do bispo Edir Macedo.

Escrito de forma simples, sem que perca a profundidade, o livro já começa na esteira dos versículos de João que acabamos de ler acima. Explica que o Espírito Santo é “o penhor de Cristo à nossa herança celestial e uma garantia da glória vindoura”. E mais: “Portanto, os cristãos devem se fundamentar nas promessas de Jesus e confiar à direção do Espírito Santo os rumos das suas vidas, para que Ele possa guiá-los ao conhecimento da verdade.”

Partindo disso, para compreender melhor o Espírito Santo, já começamos por precisarmos dEele para isso. O texto do bispo continua explicando que o Espírito “não é uma força, energia ou qualquer sensação, fruto de emoções. Sua atuação se dá na vida do cristão de uma maneira concreta e permanente.”

No Novo Testamento, a presença do Espírito é bem percebida quando do batismo do Senhor Jesus no Jordão, em que aparece descendo dos céus em forma de uma pomba (figura acima, à direita). Mais ainda, no Pentecostes (Atos 2), quando foi enviado à Igreja (figura abaixo, à esquerda), batizando a todos que têm um encontro pessoal com Deus, no mesmo Espírito. Sim, o verdadeiro relacionamento com o Pai, por intermédio do Filho, só acontece com uma conexão perfeita providenciada pelo Espírito.

O Espírito Santo estabelece morada definitiva, não é visita. Não funciona como aquela pessoa a quem recebemos no sofá de uma sala arrumada e brilhante com biscoitos e cafezinho, enquanto por trás da porta da sala a casa pode estar uma bagunça. Ele mora conosco, e não adianta esconder a desordem da casa – nossa vida.

O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade de Deus. Ao mesmo tempo que são o Senhor, são pessoas distintas. E pessoas não são mera energia. Elas têm personalidade.

O batismo pelo Espírito Santo não é algo elitista. É para qualquer pessoa que queira de verdade a vida cristã, pois é essencial para que ela seja possível. É outra coisa dita no livro do bispo Macedo: “É impossível seguir o Senhor Jesus sem o batismo com o Espírito Santo. Em outras palavras, é impossível ser cristão sem ser selado com o Espírito Santo!”

Fonte: http://www.universal.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum...

Você também pode ser o vizinho salvador

Saiba como ser a peça que evita mortes Por: André Batista   Você é um bom vizinho? Conhece os sofrimentos de quem está ao seu redor ou só tem tempo para “cuidar da própria vida”? Muitos vizinhos viam a senhora Kumari, mas nenhum parecia se importar. Só de acordar, ela já se arrependia. Sentia que nada tinha a fazer no mundo e, muitas vezes, chegava a ansiar pelo dia em que não mais acordaria. Tudo isso para sanar o sofrimento. A dor que lhe atormentava há 18 anos era cada vez mais forte e se multiplicava ainda mais ao somar-se com a dor dos filhos, que mal tinham o que comer. A senhora Kumari nasceu, cresceu e sofreu em Chennai, uma das maiores e mais importantes cidades da Índia. Como toda grande metrópole, o local sofre com superpopulação – cerca de 8 milhões de pessoas no conglomerado urbano. Isso acarreta pobreza e dificuldades impostas a pessoas despreparadas, gera vícios e tormentos. Foi assim que o esposo da senhora Kumari caiu no álcool. Essa droga lícita mata 3,3 mil...

Paixão e fé

Deus não quer ser servido com sentimentalismo, mas com uma fé consciente A fé consciente ignora as emoções da alma porque se fundamenta nos ensinos e nas promessas de Deus. Ela contrapõe-se aos princípios das religiões, pois essas têm os seus alicerces fundamentados na fé nos sentimentos tradicionalistas. A alma do religioso exige sentir algo que está aquém da certeza absoluta. Essa certeza absoluta é a fé de que Deus fará exatamente aquilo que prometeu que faria. Os religiosos têm apoiado a sua crença nos sentimentos da alma. E a verdadeira fé diz respeito apenas aos valores do raciocínio ou do espírito. Deus é Espírito. A Sua comunicação com o ser humano está restrita ao espírito humano, não à sua alma. Deus fala na consciência, no intelecto, na mente, por meio da Sua Palavra. Porque a resposta tem que vir da expressão do intelecto. Se Deus falasse ao coração, a resposta humana seria baseada na paixão, nos sentimentos da alma, e não na razão. Ele não quer ser seguido ou s...