Pular para o conteúdo principal

O que o irmão de Moisés pode nos ensinar sobre idolatria

Mesmo conhecendo a Deus, ele ficou quieto diante da idolatria dos hebreus

Resultado de imagem para idolatria na bíblia

Arão era da tribo de Levi. Três anos mais velho que Moisés, foi escolhido por Deus para ser o assistente dele (Êxodo 4.14-17;27-31).

Porém, Arão não foi sempre obediente a Deus. Ele ajudou o povo hebreu a fazer ídolos palpáveis, a criar um deus, pois eles não estavam mais acreditando em Moisés, que ele era realmente um canal usado por Deus (Êxodo 32.1-8).

Pecado aceito

Arão não era uma pessoa qualquer, sem nenhum entendimento, mas sim um homem que já tivera uma experiência espiritual, já ouvira a voz de Deus. Porém, mesmo assim, ele se deixou levar por um povo incrédulo, que queria saber o que aconteceria depois de saírem da terra do Egito. Eles eram ansiosos e desejaram fazer tudo do próprio jeito. E quando aceitou o pedido do povo e fez um deus em fundição, Arão, em nenhum momento, os repreendeu ou disse não, somente aceitou e participou daquele pecado.

Quantas vezes, como cristãos, temos sido coniventes com o pecado de outras pessoas somente para agradá-las? Uns pensam: “Tudo bem eu participar, Deus conhece o meu coração”; “Não faz mal, é somente essa vez".

Mas não é nada disso. Deus espera uma posição radical de quem O serve. Ele quer ver em atitudes o quanto você O ama e o quanto quer fazer Sua Obra.

Não seja como Arão, que perdeu a chance de falar para aquele povo, de abrir os olhos daquelas pessoas e de fortalecer a fé delas. Era a oportunidade dele, já que Moisés tinha confiado aquele povo a ele.

Cuidado

Às vezes, uma atitude, uma palavra ou até mesmo uma visita a determinado lugar pode não parecer algo tão nocivo, mas é. Preste atenção em tudo para que, em primeiro lugar, você agrade a Deus, e não às outras pessoas.

"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o Evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo." Gálatas 1.10-12

Nos dias de hoje, situações que incentivam o pecado e expõem as pessoas às tentações são muito comuns. Festas vulgares, amizades erradas, conversas que não edificam espiritualmente, entre muitas outras coisas bombardeiam os servos de Deus frequentemente. Por isso, cuidado para não se envolver com o que "está na moda" ou o que "todo mundo está fazendo".

Se você deseja uma orientação, converse agora mesmo com um homem de Deus pelo Pastor Online.

Você achou essa reflexão interessante? Então, confira mais histórias sobre homens da Bíblia.

Fonte: http://www.universal.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum...

Paixão e fé

Deus não quer ser servido com sentimentalismo, mas com uma fé consciente A fé consciente ignora as emoções da alma porque se fundamenta nos ensinos e nas promessas de Deus. Ela contrapõe-se aos princípios das religiões, pois essas têm os seus alicerces fundamentados na fé nos sentimentos tradicionalistas. A alma do religioso exige sentir algo que está aquém da certeza absoluta. Essa certeza absoluta é a fé de que Deus fará exatamente aquilo que prometeu que faria. Os religiosos têm apoiado a sua crença nos sentimentos da alma. E a verdadeira fé diz respeito apenas aos valores do raciocínio ou do espírito. Deus é Espírito. A Sua comunicação com o ser humano está restrita ao espírito humano, não à sua alma. Deus fala na consciência, no intelecto, na mente, por meio da Sua Palavra. Porque a resposta tem que vir da expressão do intelecto. Se Deus falasse ao coração, a resposta humana seria baseada na paixão, nos sentimentos da alma, e não na razão. Ele não quer ser seguido ou s...

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec...