Pular para o conteúdo principal

O Espírito Santo, Esse "incompreendido"


Você sabe realmente quem Ele é e o que faz?

A maioria dos cristãos não sabe exatamente do que fala quando se refere ao Espírito Santo.
Alguns reclamarão sobre a frase acima. Antes disso, que tal perguntar a outros quem é o Espírito Santo? Ou a si mesmo?
Outros dirão que não é preciso entender quem Ele é, e sim recebê-Lo em sua vida. Estão certos por um lado, mas errados por outro. Receber quem, e para quê?
Em um depoimento para o blog do bispo Edir Macedo, uma fiel da Universal declarou, ao descrever sua conversão: “Aprendi a usar a fé e, com quase 1 ano, fui liberta e recebi o Espírito Santo.”
 Ela poderia achar que já estava com o Espírito instantaneamente na hora em que tomou a atitude de ser verdadeiramente de Deus. Até poderia, pois cada caso é um caso. No entanto, só tomou consciência dEle em sua vida quase 1 ano após entrar para a Universal.
Isso quer dizer que ela sabia quem Ele era?
O Antigo Testamento não fala muito claramente sobre o Espírito Santo, embora fale dEle em vários trechos. Contudo, Ele estava presente.
Como?
Vemos hoje que, entre outras coisas, o Antigo Testamento mostra um grande período de preparação para a primeira vinda de Jesus. O Novo Testamento é bem mais claro quando descreve a ação do Espírito Santo, como o Messias em pessoa tão bem explicou:
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. 
(...) Isto vos tenho dito, estando ainda convosco; mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.” João 14:15-17; 25-26
Bem explicado realmente foi, como era bem próprio do Senhor Jesus. Todavia, daí a ser bem compreendido por nós...
Realmente, a tarefa não é fácil. Só que, ao invés de perder tempo e energia sentindo-se culpado, use-os para procurar entendimento no próprio Espírito de Deus.
Auxílio do bispo
Com alguma ajuda, fica ainda melhor essa compreensão. Uma delas é o livro “O Espírito Santo”, do bispo Edir Macedo.
Escrito de forma simples, sem que perca a profundidade, o livro já começa na esteira dos versículos de João que acabamos de ler acima. Explica que o Espírito Santo é “o penhor de Cristo à nossa herança celestial e uma garantia da glória vindoura”. E mais: “Portanto, os cristãos devem se fundamentar nas promessas de Jesus e confiar à direção do Espírito Santo os rumos das suas vidas, para que Ele possa guiá-los ao conhecimento da verdade.”
Partindo disso, para compreender melhor o Espírito Santo, já começamos por precisarmos dEele para isso. O texto do bispo continua explicando que o Espírito “não é uma força, energia ou qualquer sensação, fruto de emoções. Sua atuação se dá na vida do cristão de uma maneira concreta e permanente.”
No Novo Testamento, a presença do Espírito é bem percebida quando do batismo do Senhor Jesus no Jordão, em que aparece descendo dos céus em forma de uma pomba (figura acima, à direita). Mais ainda, no Pentecostes (Atos 2), quando foi enviado à Igreja (figura abaixo, à esquerda), batizando a todos que têm um encontro pessoal com Deus, no mesmo Espírito. Sim, o verdadeiro relacionamento com o Pai, por intermédio do Filho, só acontece com uma conexão perfeita providenciada pelo Espírito.
O Espírito Santo estabelece morada definitiva, não é visita. Não funciona como aquela pessoa a quem recebemos no sofá de uma sala arrumada e brilhante com biscoitos e cafezinho, enquanto por trás da porta da sala a casa pode estar uma bagunça. Ele mora conosco, e não adianta esconder a desordem da casa – nossa vida.
O Espírito Santo é a terceira pessoa na Trindade de Deus. Ao mesmo tempo que são o Senhor, são pessoas distintas. E pessoas não são mera energia. Elas têm personalidade.
O batismo pelo Espírito Santo não é algo elitista. É para qualquer pessoa que queira de verdade a vida cristã, pois é essencial para que ela seja possível. É outra coisa dita no livro do bispo Macedo: “É impossível seguir o Senhor Jesus sem o batismo com o Espírito Santo. Em outras palavras, é impossível ser cristão sem ser selado com o Espírito Santo!”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec

Cuidado com a sanguessuga

Ela pode lhe levar à morte espiritual Por:  flavia Dias Muitas pessoas não sabem, mas vivem por alimentar uma sanguessuga em suas vidas. A característica marcante desse parasita é que, ao se agarrar e cortar a pele de sua vítima, ele libera substâncias para dilatar os vasos sanguíneos – provocando uma pequena hemorragia – e um anestésico local, para evitar que a vítima perceba a sua presença. Dessa forma, a vítima vai perdendo cada vez mais sangue e, consequentemente, ficando debilitada aos poucos, sem ao menos perceber o que de fato está acontecendo. Fazendo uma analogia com o lado espiritual, é exatamente assim que acontece com muitos cristãos. O diabo anestesia a pessoa de forma cautelosa. Ela acaba não se dando conta de tudo o que está ao seu redor. E a pequena hemorragia espiritual se inicia. Aos poucos, sem perceber, a pessoa deixa de orar, ler a Bíblia, jejuar e ir para a igreja. Às vezes é por causa da falta de tempo, devido ao trabalho, estudos, cuidado com a casa, entr