Pular para o conteúdo principal

O papel de cada um na família – parte III

 

O PAPEL PRINCIPAL DOS FILHOS

Recapitulando as mensagens anteriores: O papel principal do marido e pai é ser o provedor da família; o da esposa e mãe é de cuidar e promover a paz em casa. Então, qual é o papel principal dos filhos em relação à família?

Como o próprio Deus revelou nos Dez Mandamentos, o que é mais esperado dos filhos é que honrem aos pais.

E o que é honrar os pais? Uma olhadinha no dicionário nos dá uma rápida idéia. ‘Honrar’ significa, entre outros: considerar com grande respeito, não desmerecer de, citar com louvor os feitos ou merecimentos de alguém, cumprir uma obrigação ou acordo, admirar, valorizar, prestar reconhecimento em público, obedecer, ser fiel á, atingir a expectativa, reconhecer, exaltar.

Você que é filho ou filha, olhe bem para a lista acima. Você pode dizer que tem honrado seus pais?

É bem verdade que há pais que devido ao mau exemplo que dão não inspiram nos filhos o desejo de honrá-los. Com pode o filho honrar um pai adúltero ou uma mãe alcoólatra, por exemplo? Mas mesmo em casos assim, a melhor opção para o bom filho ou filha é determinar que NÃO SERÁ como o pai ou mãe com respeito ao mau exemplo. Essa é a melhor honra que lhe pode dar.

Agora veja bem. No mundo os filhos são motivados a desprezarem os pais, rebelarem contra eles, e até ridicularizá-los. Só por aí o jovem e a jovem de Deus devem já perceber que este não é o caminho a seguir.

A título de esclarecimento, porém, fique claro que honrar pai e mãe não significa abdicar a própria independência e individualidade. É um desejo e direito legítimo de um filho buscar desenvolver seu potencial conforme sua própria fé. Os pais não devem obrigar que o filho seja advogado, por exemplo, quando o que ele realmente quer é ser engenheiro. Não se deve confundir honra com capricho.

 

FONTE: http://www.renatocardoso.com/blog

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum...

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec...

Depoimento de um Obreiro da Universal

  Eu sou obreiro da sede regional de uma igreja grande em São Paulo (SP), onde trabalho e frequento durante a semana e finais de semana. Viajo para o interior com a minha família, para uma chácara que temos em uma cidade muito pequena. Lá existe uma IURD, onde frequentamos todos os domingos. A igreja é muito simples. O ar condicionado deu lugar ao bom e velho ventilador da marca “Ventisilva”; os bancos almofadados brancos de catedral – como dizem os obreiros – são substituídos pelos bons (ou ruins) e velhos bancos de madeira (ou de pau), e damos graças a Deus quando o pastor pede para que fiquemos de pé (bem diferente das catedrais e sedes regionais, onde daria até para dormir nos seus bancos confortáveis). Nessa igreja há o pastor titular e o auxiliar. Apenas dois pastores para atender a demanda espiritual de uma cidade inteira, bem diferente da minha sede regional, que possui sete pastores. Nesses dias, em uma viagem entre a capital e o interior de São Paulo, a esposa do ...