Pular para o conteúdo principal

Os dez mandamentos do “twitteiro” cristão.

Tweeting bird, derived from the initial 't' of...

Image via Wikipedia

 

As redes sociais são, cada vez mais, uma realidade mundial. Os profissionais, homens públicos, pessoas comuns, empresas, entidades privadas ou públicas, enfim, o mundo não pode mais ignorar o poder do Twitter, Facebook, Orkut, etc.

Os pastores, conferencistas, líderes cristãos e as igrejas já descobriram que ignorar ou desfazer desse fantástico meio de comunicação, além de uma atitude antiquada, é também omissão. Que, segundo a Bíblia, é pecado.

Como ignorar um público tão diversificado e complexo que, usando da espontaneidade que as redes sociais afloram, nos permitem ver pessoas com os mais diferentes – alguns terríveis - pensamentos e sentimentos?

Tenho acompanhado alguns líderes cristãos que, com o seu exemplo de vida – o aspecto que prevalece sobre os demais – tem-se utilizado principalmente do Twitter para divulgar o Evangelho de Cristo. São exemplos para nós os amados Augustus Lopes (@augustuslopes), Ciro Zibordi (@CiroZibordi) e Geremias do Couto (@pastorgeremias) entre tantos.

Vejo também cristãos – alguns conhecidos, até próximos – que, utilizando-se desses meios, em vez de serem “twinfluenciadores”, “twitteiros que influenciam outrem”, são “twinfluenciados”.

Por que mudar o meu linguajar, para fazer parte de essa ou aquela “tribo”? Por que ser um personagem – e não eu mesmo – ao “twittar”? Ou será que o “personagem” já tomou o seu lugar? Free twitter badge

A quem age assim e a todos nós, os “dez mandamentos do twitteiro cristão:”

1- Não twitarás a outros deuses diante de Deus.

Há cristãos que, em momento algum, usam o twitter para exaltar o nome do Senhor. Todos os “deuses” (cantores, jogadores, políticos) são exaltados, exceto o Senhor.

2 – Não colocarás imagens dos seus ídolos – sejam de escultura ou pop – em seu profile.

Está descontente com a face que o Senhor te deu ou se acha tão inferior que não consegue mostrar o rosto? Idolatra tanto aquele cantor que não consegue se desvencilhar dele? “Só ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele servirás.”

3 – Não twitarás o nome do Senhor, teu Deus, e depois uma hashtag (#) com um palavrão ou comentário obsceno.

Primeiro, um versículo; depois, um comentário cristão, na maioria das vezes copiado, sem citar a fonte. Por fim, retwita uma hashtag com um tremendo palavrão.

4 – Lembra-te que todos os dias são santos, inclusive a hora de twittar.

Não é apenas na igreja, que devemos a nossa devoção a Deus. Às vezes, em momentos despretensiosos, de lazer, o Senhor quer utilizar-se de nós.

5 – Honra a teu pai e a tua mãe. Inclusive no Twitter.

Frases do tipo: “Por um triz, não mando a minha mãe...”, “Vc também tem uma mãe chata como a minha?” e, pasmem, “Só não mato ela, porque é minha mãe” são comuns no Twitter. A última eu li e guardei. Será que são cristãos, que não perdem uma missa ou um culto?

6 – Não matarás ou desejarás matar usando o Twitter.

Nunca deseje matar, em hipótese alguma. Muito menos, expor sentimentos violentos, preconceituosos, bárbaros, que estimulem afrontas, brigas, através de um meio que você pode informar, divertir e divulgar o Evangelho de Cristo.

7 – Não adulterarás.

Não use o Twitter com fins sexuais. Não crie uma conta, pensando em exposição que renda frutos sexuais ou afins. Quem te segue, te vê. “E se for DM (Mensagens diretas)?” Deus vê.

8 – Não furtarás dinheiro, bens, ou senhas da internet.

Não é apenas dinheiro ou bens que não devemos roubar. Senhas de internet, entrar em profiles alheios, também não é lícito.

9 – Não difamarás o teu próximo, usando DM ou perfis falsos.

De maneira alguma, difamarás. Criar um perfil falso, para caluniar quem quer que seja, está muito distante da vontade de Deus.

10 – Não cobiçarás coisa alguma do teu próximo, como a mulher, os bens e o número de seguidores.

Esqueça o sucesso de outrem, a beleza da mulher do outro e o número de seguidores. “Como conseguiu tantos seguidores e tão rápido?”. Preocupe-se em divulgar as boas novas.

Lembre-se desses e nunca esqueça o primeiro de todos os mandamentos: “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças. Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

Em tudo o que fizer, “não há outro mandamento maior do que estes.”

www.twitter.com/emmanuelqueiroz

Fonte: http://emmanuelqueiroz.blogspot.com/

Enhanced by Zemanta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum...

Você também pode ser o vizinho salvador

Saiba como ser a peça que evita mortes Por: André Batista   Você é um bom vizinho? Conhece os sofrimentos de quem está ao seu redor ou só tem tempo para “cuidar da própria vida”? Muitos vizinhos viam a senhora Kumari, mas nenhum parecia se importar. Só de acordar, ela já se arrependia. Sentia que nada tinha a fazer no mundo e, muitas vezes, chegava a ansiar pelo dia em que não mais acordaria. Tudo isso para sanar o sofrimento. A dor que lhe atormentava há 18 anos era cada vez mais forte e se multiplicava ainda mais ao somar-se com a dor dos filhos, que mal tinham o que comer. A senhora Kumari nasceu, cresceu e sofreu em Chennai, uma das maiores e mais importantes cidades da Índia. Como toda grande metrópole, o local sofre com superpopulação – cerca de 8 milhões de pessoas no conglomerado urbano. Isso acarreta pobreza e dificuldades impostas a pessoas despreparadas, gera vícios e tormentos. Foi assim que o esposo da senhora Kumari caiu no álcool. Essa droga lícita mata 3,3 mil...

Paixão e fé

Deus não quer ser servido com sentimentalismo, mas com uma fé consciente A fé consciente ignora as emoções da alma porque se fundamenta nos ensinos e nas promessas de Deus. Ela contrapõe-se aos princípios das religiões, pois essas têm os seus alicerces fundamentados na fé nos sentimentos tradicionalistas. A alma do religioso exige sentir algo que está aquém da certeza absoluta. Essa certeza absoluta é a fé de que Deus fará exatamente aquilo que prometeu que faria. Os religiosos têm apoiado a sua crença nos sentimentos da alma. E a verdadeira fé diz respeito apenas aos valores do raciocínio ou do espírito. Deus é Espírito. A Sua comunicação com o ser humano está restrita ao espírito humano, não à sua alma. Deus fala na consciência, no intelecto, na mente, por meio da Sua Palavra. Porque a resposta tem que vir da expressão do intelecto. Se Deus falasse ao coração, a resposta humana seria baseada na paixão, nos sentimentos da alma, e não na razão. Ele não quer ser seguido ou s...