Pular para o conteúdo principal

O RICO E LÁZARO

 

"No inferno, estando em tormentos, levando os olhos e viu ao longe a Abraão e lázaro no seu seio" (Lucas 16.23)

  • O Senhor Jesus inicia a história do homem rico e Lázaro dizendo: "Havia certo homem rico..." Quer dizer: há algum tempo e em algum lugar, aconteceu haver um homem rico e outro pobre chamado Lázaro. Apartir deste texto sagrado, verifica-se logo que não se trata de uma parábola como alguns julgam ser. Uma parábola trata de narrativa alegórica onde o conjunto de elementos evoca, por comparação, outras realidades de ordem superior. Ao Citar nomes como de Abraão, Moisés e Lázaro, fica, assim, caracterizado um fato. Em parábolas há o que se interpretar, mas um fato real, não. Assim sendo, na história do rico e Lázaro temos uma realidade do destino da alma humana. Em síntese, não há o que interpretar, mas tomar conhecimento de que o futuro da alma humana, após a morte, é o PARAÍSO ou o INFERNO.

 

  • Depois disso, vem o julgamento: os que estiveremno paraíso ressuscitarão e estarão perante o Tribunal do Senhor Jesus. Todos estes serão julgados de acordo com as suas obras para receberem, ou não, o galardão (Apocalipse 11.18). Já os que estiverem no inferno também ressuscitarão para se apresentarem perante o grande trono branco, isto é, o trono do Deus-Pai. E, de acordo com as suas obras, todos serão julgados e condenados, uma vez que rejeitaram a salvação oferecida pelo Senhor Jesus enquanto estavam vivos. E, após esse julgamento, cada um será lançado para dentro do lago de fogo e enxofre (Apocalipse 21.8). Ali haverá dor e ranger de dentes por toda eternidade.

 

  • Nessa história do rico e Lázaro, o Senhor não apenas procura desmistificar o futuro da alma humana, mas também avisar os incautos que têm sido iludidos com o comércio de indulgências. A criação de um suposto purgatório tem sido a maior fonte de riqueza da Igreja Católica. mas isso não é o pior; o pior é que a tal doutrina do purgatório tem levado bilhões de pessoas a acreditarem numa segunda chance após a morte. E, no texto Sagrado, o Senhor deixa muito bem claro o fato de que, após a morte, não há nenhuma hipótese de outra oportunidade. O destino da alma humana é traçado enquanto a pessoa está viva, aqui, neste mundo. Pois, "...aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,..." (Hebreus 9.27).

 

  • Ainda que o mundo inteiro dobrasse os joelhos em oração, fossem feitas missas ininterruptas durante toda a existência humanidade, ainda que toda a riqueza do mundo fosse oferecida em favor de uma só alma, mesmo assim nada se poderia mudar após a sua morte.

 

  • Não creio que o Senhor Jesus tenha exagerado ao situar a posição sócio-econômica desse homem. A ligação da sua vestimenta com o fato de se regalar esplendidamente, todos os dias, significa dizer que a sua riqueza era motivo da sua alegria. Quer dizer: A alegria de sua alma não estava em Deus, seu Criador, mas nos bens patrimoniais deste mundo passageiro. A descrição desse homem rico fortalece a idéia de que ele era um tremendo incrédulo, apesar de ter conhecido Abraão e sua fé em Deus. Prova disso é que ele chama de pai Abraão. Além disso, o fato dele desprezar o pobre Lázaro, mesmo estando à sua porta diariamente faminto, mostrava seu caráter egoísta e avarento. Sua riqueza, que podia muito bem servir para minorar a dor de Lázaro, endurecia ainda mais seu coração para com Deus e ás demais pessoas. De fato sua riqueza era de sua ruína. Bem, disse o Senhor: "Onde está o teu tesouro aí  estará teu coração".

E O CORAÇÃO DO AMIGO LEITOR, ONDE ESTÁ?

DEUS O ABENÇÕE COM CERTEZA DA VIDA ETERNA!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

WILLIAM COLGATE - UM GRANDE EXEMPLO

O leitor provavelmente tem em sua casa ou, pelo menos, já ouviu falar do creme dental Colgate. O dentifrício é apenas um dos produtos das indústria, hoje denominada Colgate-Palmolive, cuja história remonta a 1806, nos Estados Unidos. William Colgate (1783-1957), filho de uma família de imigrantes ingleses, residentes no interior dos EUA, era ainda muito jovem quando foi tentar a vida em Nova Iorque. Criado em um lar protestante, já conhecia as Escrituras, mas foi longe de casa que as palavras de Jacó, registradas no texto de Gênesis 28:20-22, calaram fundo em seu coração. Decidido a colocar Deus em primeiro lugar em sua vida, fez um voto semelhante ao do patriarca bíblico e prometeu que daria ao Senhor o dízimo de cada dólar que conseguisse ganhar, quando começou a trabalhar em uma pequena manufatura de sabão. Dois anos depois, William Colgate decidiu começar um negócio próprio, fabricando velas e sabões. À época, esses produtos eram tradicionalmente feitos em casa, para consum...

10 COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS

1. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO ESTAR COM VOCÊ -   "Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá."  (Salmos 139.7-10) 2. É IMPOSSÍVEL DEUS SER INJUSTO -  "Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto." (Deuteronômio 32.4) 3. É IMPOSSÍVEL DEUS FAZER MALDADE -  "O SENHOR é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras."  (Salmos 145.9) 4. É IMPOSSÍVEL DEUS DEIXAR DE EXISTIR -   "Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso."  (Apocalipse 1.8) 5. É IMPOSSÍVEL DEUS NÃO SE IRAR CONTRA O PECADO -   "Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhec...

VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA MIM

Você corre, almoça, trabalha, canta, chora, ama. Você sorrí, mas nunca me chama. Você se entristece mas depois se acalma, mas nunca me agradece. Você caminha, sobe, desce escadas, e nunca se preocupa comigo. Você tem tudo e não me dá nada. Você sente amor, ódio, sente tudo, menos minha presença. Você tem os sentidos perfeitos, mas nunca os usa por mim. Você estuda e não me entende, ganha e não me ajuda, canta e não me alegra. Você é tão inteligente e não sabe nada de mim. Você reclama dos meus tratos, mas não valoriza o que eu faço por você. Se você está triste, me culpa por isto, mas se está alegre, não me deixa participar de sua felicidade. Você conhece tanta gente importante, mas não conhece a mim, que o considera tão importante. Você faz o que os outros ordenam, mas não faz o que eu lhe peço com humildade. Se você não subiu na vida, descarrega sobre mim toda sua ira, mas se você é importante pisa nos menos favor...